REVISTA | OF THE MODA #24 | Autumn 2012

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Of The Campaigns: Prada - Summer 2011

Por Dário Shoupaiwisky
(@shoupaiwisky).

MACACOS ME MORDAM [!!!]. Que P0#%A é isso?! Tá feio?! Horrível?! Brega ou Kitsch (uma cópia barata)?! Depois de um Outono/Inverno (Fall 2010) tão chic, retrô, no melhor estilo do seriado Mad Max, como a Miuccia conseguiu fazer isso com a coleção de Primavera/Verão (Spring 2011) da Prada?!

Como?! Por que ela é simplesmente PHODA, qué-rydas [!!!]. Cuma?! Vejam o video da campanha que em seguida eu explico.



Vocês devem ter ficados confusos, num é?! Tudo isso que eu disse é o que a maioria das pessoas pensam quando se deparam com um coleção como essa. Certo?! Então, esse estilo meio extravagante, ironico, divertido, "horrível", meio teatral, beirando o brega é o que chamamos de CAMP. A critica de arte norte-americana Susan Sontag explica um pouco mais sobre isso em seu livro, Notes on "CAMP".

Mas não foi só a Miucci Prada que bebeu "apreciou com moderação" desse estilo, tanto na coleção da Prada quanto na da Miu Miu. Marc Jacobs e Christopher Kane são outros dois bons exemplos disso. Alguem duvida que essa é uma forte tendência?!

A seguir confiram algumas fotos da campanha de Spring/Summer (Primavera/Verão) 2011 da Prada:

Kinga Rajzak por Steven Meisel.



As fotos são assinadas pelo fotografo americano Steven Meisel. O styling é da Melissa Klitzke-Rubini. Os cabelos são do Hair Stylist britanico Guido Palau. E o make é da também britanica Pat McGrath.


Mariacarla Boscono, Tatiana Cotliar, Arizona Muse, Zuzana Bijoch e Kinga Rajzak são as modelos que estrelam a campanha.


#JahQuero [!!!]. "Banana ouro, banana prata. Sacode a cadeira lourinha, morena e mulata. Banana d'água, banana figo. Larga tudo e vem dançar comigo." [#XuxaFeeling].


Maxilistras; Cores fortes; Estampas tropicais; Retro-futurismo; Tenho certeza que se nossa qué-rydissima Carmem Miranda estives viva estaria de Prada [!!!].

Enquanto pesquisava mais sobre este estilo, encontrei uma frase do livro da Sontag que super me identifiquei: "O camp vê tudo entre aspas. Não é um abajur. É um 'abajur'". [Entenderam?!].

Camp vem da gíria francesa "si campista", que significa "colocar em uma forma exagerada". E tem sido  propagado desde a dêcada de 60.



[PS: E não venham me dizer que foi a Lady Gaga quem criou isso, okay?!].

1 abraço.

1 comentários:

Tumblr Facebook Vimeo Flickr SoundCloud Email