REVISTA | OF THE MODA #24 | Autumn 2012

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Of The Moda - Futxil: I got class like a 57' Cadillac‏.

Por Juliana Martins.
(@julianamartins).

Antes de dar "oi" ou qualquer outro cumprimento educado, quero agradecer os elogios de vocês no post da semana anterior e também já dizer muito obrigada (eu bem metida falando por mim e por toda equipe [hahahaha]) aos comentários encorajadores sobre o editorial nº#12 do Of the Moda! Mas, vamos ao que - realmente - interessa né...

Olá! :) Então... Lembram que terça passada começamos a "Maratona Ofthemoda" com as várias referências de estilos? Que bom que lembram! O tutorial da semana é sobre o estilo clássico, que eu gentilmente apelidei de "Escola Clássica" pra ficar mais rico e menos breguento que "Classic Girl".


Sabe aquela imagem de mulher rica, bem vestida, adoradora dos labels e frequentadora do High Society? Todas essas referências giram em torno do estereótipo da mulher Clássica; mas e quando ela é jovem e já tem essa característica, #comofas? A classe dela está na alma, #queriiiiiidos! Tanto que se não fosse assim não tinhamos streetstyle com essa classificação; e junto à moda temos decoração, música e arte englobando o universo dessa pessoa bem nascida em se falando de gostos - musical, gastronômico, etc. Além do fato de ser verdadeiramente atemporal, o guarda-roupa dessa mulher é básico, incorpora as modelagens mais sensacionais que se pode imaginar e ao mesmo tempo são bem simples. E se você chegou a pensar que coisas clássicas têm a ver com velharia está redondamente - porque é mais gostoso - enganado! Clássico tem a ver com algo que nunca morre, sempre se renova... Pra fica mais fácil lembre-se de Madonna. Ela é cafona? Não! Ela é RAINHA, é moderna, tem personalidade forte, influencia gerações e mais gerações... E dessa maneira que enxergo a mulher classuda!



Seu closet é composto, como mencionei antes, por uma boa quantidade de peças simples e atemporais, por isso roupas com listras - referências náuticas, vestidos leves brancos, terninhos puxando pro smoking, shapes simétricos - ou não, cortes retos, etc. Admito que não é fácil de identificar essa figura dentre as tantas influências que o sistema de moda incorporou aos vários estilos, mesclando uns com os outros e adquirindo uma característica "usável" e adaptável a montes de peças consagradas. Minha frustração é saber que a grande maioria das pessoas prefere ir atrás de MODINHA desenfreadamente a assumir uma personalidade, colocar uma tag na sua vida!


Não estou nem perto de estar falando mal de quem segue as tendências nem nada, só acho "um cúmulo, eu acho um cúmulo" - vulgo vídeo-resposta a Felipe Neto - não ter consciência moral - no mínimo - pra adaptar aquilo ao seu jeito de ser, a sua vida e valores pessoais. Gente... Se eu tenho esse vestidinho da Azarro branco com um laçarote preto na cintura e não quero estar idêntica à modelo porque aquilo não sou eu, mas eu curti, gostei e quero tornar isso mais a minha cara - porque comercial ele JÁ É, viu. O que eu faço? Eu uso sem a faixa, ponho um maxicolar e um pump colorido - porque eu odeio clog e não vou usar só porque todo mundo compra, usa e etc! Pronto. Essa seria eu complementando meu ser com uma peça "damoda". Capire?!


O mais clássico de todos da semana de moda foi a dupla Viktor &  Rolf: teve referência andrógina da década de 20, máfia italiana pra viiiiida, peças roubadas dos boys, sensualidade das transparências e... Listras, modelagens básicas e de alfaiataria, cortes retos, acessórios neutros, mocassins... Entenderam mais uma vez? Primavera clássica sem as clássicas flores. Uma redundância sem ser repetitiva. Adoro gramática na moda! É uma tapa com luva de pelica pra quem acha que quem trabalha com moda esqueceu o que aprendeu na escola!



"Beautycamente" falando, a mulher clássica tem muita opção boa pra se produzir, seja pro day-by-day, seja para AQUELA festa bombação do #findxi. Se você usa rabo de cavalo, franja, tem a séculos um corte de cabelo mais reto - ou aqueles arredondados nas pontas, deixa ele sem efeitos artificiais como luzes ou mechas você tem um pé no clássico! Seus penteados variam de solto pra preso, com ou sem coque, essa também é você! E já que se falando de cabelos a mulher clássica é meio #boring, quando a pauta é sobre make ela ARRASA com todas as referências lindas que uma mulher pode colocar na cara - no rosto #fail: abusa do delineador como quer e bem entende, passa pelos pantones todos de batom, desde o matte cor-de-boca (chame de nude também se você preferir, ao contrário da política aqui nós somos bem democráticos) ao vermelho sangue - que se você quer saber #not a minha opinião, o Ruby Woo da MAC é um santo batom (quem usa bastante e gosta é a Mariah do http://blogdamariah.com.br)!


Como non falar de mulheres clássicas sem mencionar Blair Woldorf? Nada mais justo já que no post passado a consagrada foi a amiga da Queen B! Blair é tudo que eu já quis ser um dia na vida: magra, não-tão-alta, branquinha de fios castanhos, bochechas rosadas de blush, fina, bem sucedida, tem uma mãe estilista e um bofe chamado Chuck Bass. Se eu dissesse só Chuck Bass já seria uma graaaaande coisa a se falar,mas como por aqui falamos de moda e não de bofes lindos, gostosos... -  ENFIM! A filha de Eleanor Waldorf tem nada mais nada menos que o closet mais carregado de clássicos da história dos seriados - porque Mad Men não conta né - e agrega todas as características que eu fofoquei pra vocês lá por cima do post. Ela é tão, mas tão clássica que nessa 4ª temporada agora foi encontrar um amor na frente de um quadro de Monet! Eu posso com isso? Gossip Girl, Chuck Bass e garrafas de Dom Perignon à parte, espero ter conseguido caracterizar e ilustrar direitinho pra vocês tudo que falei e tentei passar e mais uma vez agradeço aos leitores queridos daqui.

Semana que vem? Um pouquinho da menina romântica.
#Fui.

2 comentários:

A definição está maravilhosa, pois não tabela o que a pessoa desse estilo deve usar, mas abre os olhos para que se perceba como você é.
Amei!

Tô rindo horroooores contigo Juliana! Você escreve muuuito bem, e consegue ser engraçadíssima!!!
E se querem saber eu também não vou usar nunca os clogs! Coisinha feia e suuuper desconfortável! Realmente cada um tem que ter seu estilo próprio e não ser sequelado pela mídia!

Cada dia melhor! Quando chegar no estilo fashionista, (please!) não deixe de ver as fotos de Kira do Kirafashion.com.br (minha amiga!!! amooo - bjo!!!).

Bjs Juliana!!!

Tumblr Facebook Vimeo Flickr SoundCloud Email